Os alunos das turmas 1º ano A, das Tias Janaína e Mariana, e 1º ano B, das Tias Joice e Ilse, do ensino fundamental 1, participaram de aula diferente. Saíram da sala de aula na escola e foram ao supermercado estudar matemática. Isso mesmo. Eles foram aprender sobre o sistema monetário brasileiro.
Com dinheiro em mãos, as turminhas percorreram os corredores em buscar de alimentos para comprar e que seriam usados na merenda daquele dia. Foi aí que eles começaram a descobrir o valor das notas que o papai e a mamãe tinham dado e quanto custa cada alimento.
Mas segundo tinha Janaína, a aula serviu também para outras disciplinas como português e ciências. Em português, as crianças aprendem a fazer a leitura de rótulos e a pronúncia das palavras que eles têm maior dificuldade em falar. Já em ciência é possível aprender sobre comidas saudáveis e não saudáveis, quantidade de proteínas dos alimentos, etc.
De acordo com as professoras, as crianças participaram ativamente das atividades, onde elas expandiram seus conhecimentos. Foi possível observar a autonomia, nível interesse pela a atividade proposta e o raciocínio lógico de cada um. Elas garantem que a aula se tornou muito atrativa e proveitosa, pois, eles colocaram em prática tudo aquilo que aprenderam em sala de aula.
“O lúdico chama muito mais atenção do que aquela coisa monótona, parada. Então quando eles ficam em movimento aguçando a curiosidade deles, eles aprendem muito mais“, garantiu a Tia Janaína.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.